O CNIS (Cadastro Nacional das Informações Sociais) é um dos documentos mais importantes e completos que você possui na Previdência. Nele está contido todo o histórico da sua vida laboral.
Nele você encontra:
Todos os vínculos em que trabalhou com carteira assinada (data de entrada, data de saída e salários)
Todos os benefícios que já requereu (se o benefício foi concedido ou indeferido e o período de tempo que recebeu ou se o mesmo segue ativo)
Todas as contribuições efetuadas como contribuinte individual (autônomo)
Todas as contribuições efetuadas como segurado facultativo
Pra que serve o CNIS?
O CNIS é o documento base para dar início a qualquer processo previdenciário. Com ele você consegue descobrir quanto tempo de contribuição falta para se aposentar ou se você já tem direito à aposentadoria e qual será o valor do seu benefício.
Além disso, no caso de segurados que possuem mais de um vínculo ao mesmo tempo, o CNIS é fundamental para analisar o seu direito à restituição de contribuições acima do teto, que já explicamos anteriormente aqui no blog.
Como consultar o CNIS?
Para acessar e fazer o download do seu CNIS, você deve seguir 5 passos:
1) você precisa acessar o site Meu INSS;
2) caso seja seu primeiro acesso, deverá fazer seu cadastro clicando no botão “cadastrar senha”:
3) Você será redirecionado para a página seguinte onde terá que preencher seu CPF, confirmar alguns dados pessoais e criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, composta por letras e números. Por exemplo: brasil2020.
4) Se você já tem o cadastro, você só precisa selecionar a opção “entrar”, preencher o login (CPF) e a senha;
5) E o último passo é acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”:
Quando carregar o CNIS, você deve rolar o mouse até o fim da página e clicar em Fazer o download para baixar o arquivo em PDF.
Ainda, você pode fazer o mesmo procedimento pelo app do Meu INSS disponível para IOS e Android e acessar o CNIS diretamente do seu celular.
Comentários